Planejar é um dos pontos fundamentais para uma gestão pública de excelência.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Valente, através da Secretaria de Agricultura, lançou o Sistema de Mapeamento da Agricultura, cuja finalidade é, a partir de um cadastro com informações sobre o produtor e a propriedade, levantar informações de maneira georreferenciada para facilitar a construção de políticas públicas.

Este cadastro inclui também informações referentes ao tipo de produção e quantidade, quantidade de hectares ocupados, informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outras chamadas ligadas a cursos, feiras, acesso a crédito e outras iniciativas realizadas pela prefeitura.

Para o prefeito Ubaldino Amaral, a iniciativa é importante para usar o recurso público de forma bem distribuída e para construir políticas públicas para quem mais precisa. “A nossa gestão está sempre em busca novas tecnologias para compreender o perfil do produtor rural e entregar o que ele precisa, a exemplo de insumos, conhecimento e oportunidades de geração de renda”, destaca.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente (Sedama) Rodrigo Simões, a agricultura deve estar atenta ao que há de novo. “Esse sistema vai ajudar a ter o cadastro do produtor e as propriedades rurais devidamente mapeadas, facilitando a construção de políticas públicas”, conclui.