O dia mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como poluição e perda da biodiversidade e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para gerações futuras.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Diretoria de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, está fazendo a sua parte.
No dia 01 de junho de 2023 foi dado início à Semana do Meio Ambiente com algumas atividades.

Começou pela castração dos gatos em situação de abandono no perímetro do Fórum Dr. Arthur de Azevedo e do Posto de saúde, sob a responsabilidade técnica do médico veterinário do município, Clécio Teixeira Cunha, inscrito no CRMV-BA 7895-VP e se estenderá, gradativamente, a todos os animais (cães e gatos), que vivem na mesma situação de abandono e vivendo em áreas públicas do município.
No dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, houve uma roda de conversa entre os Conselheiros do Conselho Municipal do meio Ambiente – CMMA e os alunos da Escola José Cunha, no Povoado de Queimado do Curral, em cuja oportunidade foram implementadas ações como o plantio de árvores na área da escola, bem como a distribuição de mudas entre os alunos. A distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas se estendeu a todas as outras escolas do município.