Foi realizado pela Prefeitura Municipal de Valente, através da Secretaria de Educação, um simpósio de Ciências Humanas – Por uma educação antirracista.

O projeto foi desenvolvido nas escolas dos Anos Finais – EF do município, durante o 1° trimestre, na área de Ciências Humanas e teve como objetivo promover reflexões e debates com os alunos acerca do mundo em que vivemos, assim como, evidenciar a importância da valorização da história e cultura afro-brasileira para os alunos, famílias e comunidade escolar, visando a minimizar e combater a prática do racismo e do preconceito, além de promover o respeito às diferenças.

A discriminação racial ainda gera polêmicas. Apesar de se viver no século XXI, muitas pessoas ainda permanecem com ideias da era colonial, reforçando o preconceito e a prática do racismo.

Promover um trabalho de conscientização pode ser um grande desafio, mas é fundamental, para que o aluno desenvolva o pensamento crítico, a empatia e cooperação.

O Simpósio, realizado na Câmara de Vereadores, no dia 31 de maio, contou com a participação de estudantes das escolas do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Valente, professores, coordenadores e gestores escolares, equipe técnica da secretaria de educação, a secretária de educação, Joelma Oliveira e estudantes do Núcleo de Adolescentes – NUCA.